19. 3434.3366 Rua João Zilio, 290 – Novo Horizonte Piracicaba - SP

Sobre nós

Um pouco da nossa história: por Elenice D’Abronzo

A Casa do Amor Fraterno, Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins econômicos,  começou em 1995, com um curso para gestantes, com algumas orientações sobre a gravidez e a maternidade. A partir dele, observamos que nossas ações poderiam beneficiar não só gestantes, mas também crianças, jovens e adultos. Doar tempo, amor e conhecimento é uma das formas que encontramos para exercitar o que aprendemos com o nosso Mestre Maior Jesus de Nazareth: Amar o nosso próximo como amamos a Deus e a nós mesmos!

Com este grande ideal na cabeça, decidimos procurar um local para estabelecer nossa sede.Surgiu, então, o bairro Novo Horizonte como uma luz em nossos caminhos, e pudemos reunir ainda mais pessoas com as mesmas ideias e vontades. Há 21 anos, na Travessa da Saudade, 289 (o barracão), fizemos nossa 1ª assembleia e fundamos a Casa do Amor Fraterno. Mas ela nem sempre foi chamada desta forma. A principio era apenas Casa do Amor. Depois, decidimos especificar qual “amor” teria a nossa Casa e ela passou a se chamar CAF (Casa do Amor Fraterno).

Naquele início, enfrentamos algumas dificuldades. Havia dúvidas sobre como nos aproximar dos moradores, como fazer para que todos confiassem em nós, como angariar fundos para concretizar nossos ideais. Mas nada disso nos tirou o ânimo, a esperança e a boa vontade de ver nosso sonho se tornar realidade. 

As várias carreatas em cima de caminhões de cimento, que se transformavam em um palco para levar o nosso amor às crianças, os vários ensaios de shows de diversostemas(palhaços, músicas, balé), brincadeiras mil. Tudo foi sendo incorporado em nossas vidas e, assim, levado ao Novo Horizonte em datas comemorativas, para que as crianças e os moradores pudessem nos conhecer e confiar em nosso grupo.

Para começarmos de forma efetiva, tivemos o apoio fundamental da diretora Meri, da Creche, que cedeu uma sala para instalarmos a nossa farmácia, emprestou um espaço maior para iniciar mais um curso de gestantes e, assim, fomos introduzindo o tricô, o crochê e demais cursos. Gradativamente, pudemos crescer e aprimorar os trabalhos oferecidos à comunidade, como o reforço escolar, e tantas outras oficinas que foram sendo oportunizadas por voluntários, que foram chegando e ficando. 

Um tempo depois, iniciamos a construção da sede que temos até hoje na antiga Rua Seis. Para seguir e finalizar as obras, fizemos muitos eventos para vender salgados na Praça, algunsdebaixo de chuva, ou com frio, além de algumas atividades que nos traziam cansaço e pouco retorno financeiro.Mas, mesmo com todos os problemas e obstáculos, a CAF cresceu, nos adequamos para atender as exigências das legislações vigentes,  e foi  por meio de muitas lutas que chegamos  a muitas conquistas, novos parceiros, ações, horizontes e um leque de infinitas possibilidades. 

Nossa CAF segue e seguirá com bom humor, amor e dedicação e, acima de tudo,a alegria de poder ajudar o próximo a se tornar um ser humano melhor.

Casa do Amor Fraterno
Rua João Zilio, 290 – Novo Horizonte Piracicaba - SP Fone: 19. 3434.3366